Ir para o conteúdo

Configurando a Conversação

Durante a edição das configurações de um chatbot no Gerenciador do Serprobots, é possível configurar os componentes que definem a conversação clicando no passo 2 - Componentes, ou no botão respectivo na barra de menu do canto esquerdo.

Internamente o chatbot fará uso de diversos componentes configuráveis, organizados de modo a responder as mensagens recebidas. Para escolhê-los e configurá-los será preciso criar um fluxo.

Fluxo

Um fluxo armazena uma combinação de componentes, numa determinada ordem, bem como as configurações internas de cada um deles. Logo, é preciso que exista pelo menos um fluxo para que a configuração do chatbot seja feita. O Serprobots irá sugerir que seja criado inicialmente o fluxo Principal.

Dica

Se necessário, é possível criar mais de um fluxo para testar outras combinações de componentes, preservando aquela já em funcionamento. Os fluxos também podem ser removidos quando não estiverem publicados em algum ambiente. Inclusive isso é recomendado para que publicações indevidas sejam evitadas.

Stack tecnológico

O cardápio de componentes disponíveis é chamado de stack tecnológico. Com o passar do tempo os componentes serão melhorados e evoluídos, ou mesmo novos componentes serão disponibilizads no stack atual ou mesmo em novos stacks.

Um fluxo novo sempre nasce associado ao stack mais recente.

Dica

Utilize a opção Clonar para criar uma cópia do fluxo com as mesmas configurações de componentes, webhooks e interface porém usando a stack tecnológica mais atual. Isso pode ser útil para preservar um fluxo funcionando e testar novas formas de configurações ou novas versões de stack disponíveis.

Dica

É comum serem liberadas novas versão de stack para corrigir problemas. Quando se tratar de uma nova versão compatível coma stack usada pelo seu chatbot, a plataforma vai oferecer na tela de componentes a opção de usar a versão mais nova. Não esqueça de clicar em Confirmar após aceitar a atualização para salvar essa informação. Lembre-se também que a nova versão só será de fato usada pelo chatbot após publicar o fluxo novamente.

Orquestrador

Além da lista de componentes disponíveis, há também o mecanismo responsável por entregar as mensagens dos usuários para os componentes. No Serprobots isso é chamado de orquestrador. Inicialmente os chatbots utilizam o orquestrador Sequencial.

No orquestrador Sequencial, a mensagem é entregue ao primeiro componente do fluxo, que tentará tratá-la. Caso ele não tenha resposta, a mensagem então é entregue para o componente subsequente. Assim, a mensagem irá passar por toda a cadeia de componentes, em ordem, até que um deles possa dar uma resposta, ou chegando ao fim da cadeia sem resposta alguma.

Novas formas de orquestração poderão ser disponibilizadas no futuro.

Componentes

Os componentes disponíveis atualmente no Serprobots são:

O motor de conversação que cuidará efetivamente do diálogo com usuário pode ser confeccionado através de regras textuais com o componente Rivescript, ou através de inteligência artificial conectando-se numa instância do IBM Watson Assistant, ou ainda através de busacas numa base de Perguntas e Respostas informada pelo usuário.

Dica

É possível mesclar ambos os componentes, de modo que parte das mensagens sejam tratadas pelo Rivescript, e outra parte pelo Watson Assistant. Isso pode ser interessante, por exemplo, para diminuir os acessos à nuvem da IBM, ou para definir tratamentos de transbordo quando o Watson Assistant não consegue responder.

Os demais componentes cuidam de aspectos acessórios opcionais muito comuns nos chatbots. O componente de Repetição tentará identificar que o usuário está insistindo em uma mesma pergunta e permitirá definir uma mensagem nesse caso. O componente de Impropriedades tentará identificar o envio de palavras impróprias e o tratamento adequado para esse caso. Já o componente de Avaliação adicionará suporte à avaliação do atendimento pelo usuário, bem como as reações do chatbot.

Maiores detalhes podem ser encontrados na documentação de cada componente.

Dica

Os componentes podem ser adicionados mais de uma vez no fluxo, e sua ordem pode ser definida através das setas para baixo e para cima exibidas na primeira coluna da grade de componentes. É preciso projetar a ordem dos componentes tendo em vista a lógica do orquestrador em questão.

Dica

Durante a edição de um componente, a opção Usar configurações diferentes em Produção irá permitir que valores dos parâmetros daquele componente variem por ambiente de publicação. Assim, é possível, por exemplo, definir credenciais diferentes do IBM Watson Assistant para cada ambiente utilizado.

Configuração sugerida

Ao criar um novo fluxo, o Serprobots irá sugerir alguns componentes, em uma determinada ordem, com determinadas configurações, conforme mostra a imagem abaixo:

Exemplo de lfuxo

Essa é uma configuração comum que pode atender a alguns casos tradicionais de chatbots. Outras configurações são possíveis, cabendo ao usuário pensar no ** design conversacional** que irá atender ao seu caso. Novos componentes serão oferecidos futuramente, aumentando ainda mais a gama de possibilidades.