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Configurando o Canal Facebook Messenger

Durante a edição das configurações de um chatbot no Gerenciador do Serprobots, é possível configurar os canais de comunicação que farão a interface com usuário clicando no passo 3 - Canais de Comunicação, ou no botão respectivo na barra de menu do canto esquerdo.

Hoje são oferecidos os canais:

  • Webchat (padrão): oferece uma janela de chat reponsiva que pode tanto ser acionada através de um trigger flutuante incluído em website, ou mesmo acessada diretamente através de um iframe ou webview em um aplicativo móvel.
  • Whatsapp: permite integração com alguma Whatsapp Business API Client existente.
  • Twitter: permite integração com o recurso de Mensagens Diretas do Twitter, possibilitando que um chatbot responda mensagens diretas de uma conta existente.
  • Facebook Messenger: permite integração com o Facebook Messenger de uma página.

Vamos falar agora sobre a configuração do canal Facebook Messenger.

Como funciona a integração com o Facebook Messenger?

Para integrar-se com Facebook Messenger, é preciso criar um App no portal Facebook Developers e vincular o webhook do Serprobots. No guia Integrando o Facebok Messenger com um Chatbot esse procedimentos de configuração no Facebook são explicados.

O webhook do Serprobots que é registrado nas configurações do Facebook é:

https://facebook-serprobots.estaleiro.serpro.gov.br/api/v1/inbound/<PAGE_ID>

Onde PAGE_ID é o ID da página do Facebook com o qual a conversa será feita, valor que será configurado no gerenciador Serprobots conforme demonstrado abaixo.

O Token de verificação que deve ser informado na configuração do webhook no aplicativo do Facebook é o mnemônico do chatbot, que pode ser observado na tela de Informações Gerais do chatbot no Serprobots, logo abaixo do campo nome.

Alerta

Só será possível verificar o webhook no Facebook após publicar o seu chatbot com as devidas configurações do canal Facebook preenchidas e habilitadas. É sugerido deixar a verificação do webhook como passo final.

Parâmetros de configuração

Após realizar os procedimentos iniciais de configuração do App no Facebook e estar de posse de todas as informações necessárias, o canal de comunicação pode então ser configurado. Para isso clique na caixa Facebook Messenger na tela Canais de Comunicação e preencha os seguintes parâmetros:

Campo Descrição Tipo Valor default
Habilitado Informe se o canal de comunicação Facebok está habilitado Booleano false
Token do APP Informe o token do app criado no Facebook para o chatbot String
Pergunta inicial Mensagem inicial enviada para usuário quando ele inicia uma conversa com chabot através de uma mensagem direta no Facebook String
Page ID Informe o Page ID da página do Facebook associada ao recebimento das mensagens Número
Token da Graph API Informe o token que permite o uso da Graph API para envio das respostas String
Tempo de vida das sessões (em minutos) Informe o tempo máximo de vida das sessões de conversa (em minutos) Número inteiro 15
Resposta a tipo de mensagem não suportado Resposta que será enviada para o usuário caso o chatbot receba mensagens de tipos não suportados (áudio, vídeo, foto, documento, etc.) String

Características especiais das mensagens no Facebook Messenger

Ao integrar-se com o Facebook Messenger, o Serprobots irá direcionar as mensagens recebidas pela página do Facebook para seu respectivo Chatbot. Em seguida, após obter uma resposta do Chatbot, ele precisará converter esse conteúdo para o formato de dados exigido pela Graph API para poder enviar a resposta de volta para o respectivo contato. Nesse processo de tradução, algumas limitações acabam surgindo, conforme discutido abaixo.

No caso da formatação, o Facebook Messenger dá suporte apenas ao negrito, itálico, riscado e pré-formatado. As tags HTML tentarão ser convertidas para a notação própria do Facebook Messenger ou descartadas caso não se apliquem.

Imagens referenciadas por uma URL no IBM Watson podem ser utilizadas, mas é preciso testar o resultado final pois algumas figuras podem não ser aceitas e o resultando é o não envio da mensagem.

Mensagens interativas (botões e listas) serão todas convertidas para a apresentação de botões, podendo exibir no máximo 3 botões, com texto de até 20 caracteres cada.

Janela do Facebook Messenger

Uso de botões de opções

Atualmente o Facebok Messenger só permite até 3 botões de interação, com limite de 20 caracteres no texto de cada botão.

Sugere-se testar o projeto da conversa por completo no canal Facebook para verificar o resultado final obtido, ajustando quando necessário para que ele seja exibido de forma compatível.

Dica

No Watson Assistant a variável de contexto $sb_channel pode ser usada para criar diálogos específicos para cada canal. Seu valor pode ser web, whatsapp, twitter ou facebook.