Ir para o conteúdo

Configurando o Canal Twitter

Durante a edição das configurações de um chatbot no Gerenciador do Serprobots, é possível configurar os canais de comunicação que farão a interface com usuário clicando no passo 3 - Canais de Comunicação, ou no botão respectivo na barra de menu do canto esquerdo.

Hoje são oferecidos os canais:

  • Webchat (padrão): oferece uma janela de chat reponsiva que pode tanto ser acionada através de um trigger flutuante incluído em website, ou mesmo acessada diretamente através de um iframe ou webview em um aplicativo móvel.
  • Whatsapp: permite integração com alguma Whatsapp Business API Client existente.
  • Twitter: permite integração com o recurso de Mensagens Diretas do Twitter, possibilitando que um chatbot responda mensagens diretas de uma conta existente.
  • Facebook Messenger: permite integração com o Facebook Messenger de uma página.

Vamos falar agora sobre a configuração do canal Twitter.

Como funciona o uso do Twitter?

Para integrar-se com o recurso de Mensagens Diretas do Twitter, é preciso ter uma conta no Twitter e realizar alguns procedimentos de configuração relacionados a essa conta. No guia Integrando as Mensagens Diretas do Twitter com um Chabot esse procedimentos de configuração são explicados.

Parâmetros de configuração

Após realizar todos os procedimentos de configuração do Twitter, o canal de comunicação pode então ser configurado. Para isso clique na caixa Twitter na tela Canais de Comunicação e preencha os seguintes parâmetros:

Campo Descrição Tipo Valor default
Habilitado Informe se o canal de comunicação Twitter está habilitado Booleano false
Access Token Informe o Access Token da aplicação criada no Twitter String
Access Token Secret Informe o Access Token Secret da aplicação criado no Twitter String
Ambiente no Twitter Ambiente da aplicação criada no Twitter String
Api Key Informe a Api Key da aplicação criada no Twitter String
Api Key Secret Informe a Api Key Secret da aplicação criada no Twitter String
Mensagem inicial Mensagem inicial enviada para usuário quando ele inicia uma conversa com chabot através de uma mensagem direta no Twitter String Olá, como posso te ajudar?
Marcar como lido Opção de marcar as mensagens processadas como lidas Booleano false
Tempo de vida das sessões (em minutos) Informe o tempo máximo de vida das sessões de conversa (em minutos) Número inteiro 15

Características especiais das mensagens diretas no Twitter

Ao integrar-se com o Twitter, o Serprobots irá direcionar as mensagens diretas recebidas pela conta do Twitter para seu respectivo Chatbot. Em seguida, após obter uma resposta do Chatbot, ele precisará converter esse conteúdo para o formato de dados exigido pela API do Twitter para poder enviar a resposta de volta para o respectivo contato. Nesse processo de tradução, algumas limitações acabam surgindo, conforme discutido abaixo.

Não são suportadas tag de formatação HTML. Por isso o texto da resposta será tratado para remover essas tags. Entretanto palavras no formato de URL são transformados em link na caixa de mensagens do Twitter.

Imagens referenciadas por uma URL no IBM Watson podem ser utilizadas, mas não serão exibidas diretamente na caixa de mensagens do Twitter. Nesse caso, será apresentada uma mensagem de notificação sobre essa limitação e um link para que o usuário possa abrir a imagem em outra guia no navegador.

Mensagens interativas (botões e listas) são transformadas em Listas de Opções para Respostas Rápidas. Esse recurso possui algumas limitações que devem ser observadas:

  • A lista de opções não pode ter mais do que 20 opções
  • O nome da opção é limitado à 36 caracteres
  • A lista de opções pode ser ocultada pelo Twitter caso, o usuário mande alguma mensagem na caixa de entrada de mensagens.

Dica

No Watson Assistant a variável de contexto $sb_channel pode ser usada para criar diálogos específicos para cada canal. Seu valor pode ser web, whatsapp, twitter ou facebook.