Publicando o Chatbot
Durante a edição das configurações de um chatbot no Gerenciador do Serprobots, é possível publicá-lo em um ambiente clicando no passo 4 - Publicar, ou no botão respectivo na barra de menu do canto esquerdo.
Para publicar um chatbot é preciso escolher um fluxo de origem, de onde serão obtidas as configurações dos componentes e da interface com o usuário, bem como um ambiente de destino.
Ambientes
O Serprobots oferece dois ambientes onde um chatbot pode ser publicado: desenvolvimento e produção.
O ambiente de desenvolvimento deve ser utilizado para testar e projetar livremente o funcionamento do seu chatbot. O chatbot publicado nesse ambiente não espera ser submetido a grandes volumes de acesso, e está sujeito à indisponibilidades técnicas.
Uma vez que o chatbot esteja devidamente ajustado, testado e validado no ambiente de desenvolvimento, ele pode ser promovido para o ambiente de produção, onde aí sim ele estará pronto para ser acessado pelos usuários finais.
Dica
É possível publicar no desenvolvimento um fluxo alternativo ao principal para verificar como o chatbot funcionará com uma configuração diferente. Isso permite testar o chatbot com segurança, antes de enviá-lo diretamente para a produção em caso de mudanças mais ousadas.
Dica
Durante a edição de um componente, a opção Usar configurações diferentes em Produção irá permitir que valores dos parâmetros daquele componente variem por ambiente de publicação. Assim, é possível, por exemplo, definir credenciais diferentes do IBM Watson Assistant para cada ambiente utilizado.
Revisando as configurações e publicando
Após escolher o fluxo desejado e o ambiente alvo, basta clicar em Prosseguir. Serão exibidos os detalhes da publicação para conferência, antes de iniciar efetivamente o processo.
Os valores correntes das configurações dos componentes e da interface com usuário serão utilizados como base para a publicação. Para confirmar a publicação, basta clicar em Publicar no parte inferior da tela.
Políticas de Uso
Pode ocorrer de algus chatbots não terem permissão para publicar livremente em algum dos ambientes. Se esse for o caso, uma mensagem de erro irá informar essa situação ao tentar criar uma publicação nova. Nesse caso, converse com o seu gestor de negócio e entre em contato com a equipe do Serprobots para alterar a política de uso desse chatbot e habilitar a publicação em um determinado ambiente.
Aguardando a publicação ficar pronta
Após confirmar a publicação, o Serprobots irá cuidar de todas as etapas necessárias para criar, configurar e implantar o chatbot, integrando-o à infraestrutura compartilhada da plataforma. Em geral uma publicação levará poucos minutos para ficar pronta. Se a sua publicação não ficar disponível dentro de no máximo 30 minutos, entre em contato com a equipe de suporte do Serprobots.
Uma vez que o chatbot esteja publicado e disponível para conversação, o Serprobots apresentará os canais de comunicação nos quais o chatbot pode ser utilizado.
Dashboard de acompanhamento
No menu Acompanhar, além das informações da publicação corrente e da lista de publicações para cada ambiente, também é possível contemplar o link e as credenciais de acesso para o respectivo dashboard no Kibana para aquele chatbot naquele ambiente. No dashboard será possível ver o histórico das conversações, bem como estatísticas de acesso e informações analíticas.