Gerenciar Watson Assistant
Para gerenciar o motor de conversação do Watson Assistant, primeiramente deve existir um componente Watson Assistant no fluxo do chatbot.
Restrições
As operações de adicionar e remover um componente Watson Assistant no fluxo somente podem ser realizadas através do Gerenciador do Serprobots. Na Curadoria do Serprobots é possível ajustar algumas configurações e gerenciar o motor de conversação conectado ao componente.
Para ajustar configurações e gerenciar o motor de conversação é preciso clicar no botão de edição "lápis" de um componente Watson Assistant
Depois de um breve carregamento é apresentada uma nova perspectiva para gerenciamento do motor de conversação. Nessa perspectiva é possível gerenciar
Configurações
Algumas configurações podem ser alteradas pelo curador:
- Nome da instância que identifica o componente no fluxo do chatbot
- Nível de confiança mínimo (%) que define um limite mínimo de confiança para respostas que sejam enviadas pelo motor de conversação do Watson Assistant
Intenções
Uma intenção é o propósito ou objetivo expresso em uma mensagem do usuário que conversa com o chatbot. Para que o motor de conversação reconheça uma intenção é preciso fornecer exemplos de mensagens que são utilizadas para treiná-lo.
Para criar uma nova intenção clique no botão “Adicionar Intenção”, preencha Nome, Descrição e clique em “Criar Intenção”
Depois que a intenção for criada, se torna possível adicionar “exemplos de treinamento”, que são as mensagens usadas para treinar o motor de conversação.
Dica
Para melhorar o aprendizado do motor de conversação você pode referenciar entidades nos exemplos de treinamento. Para referenciar uma entidade digite “@” e selecione a entidade. É possível referenciar diretamente somente as entidades de sinônimos
Para excluir exemplos de treinamento, selecione os exemplos que precisam ser excluídos clique no botão apagar “lixeira” e confirme a exclusão
Uma vez que a intenção foi criada, ela pode ser editada. Para isso, encontre a intenção na lista de intenções e clique sobre ela para visualizar o formulário de edição.
Para excluir entidades, selecione as entidades desejadas, clique em apagar “lixeira” e confirme a exclusão
Entidades
São expressões que representam informações em uma mensagem do usuário que são relevantes para o propósito do usuário. Quando o motor de conversação reconhece entidades na mensagem do usuário, se torna possível criar respostas mais úteis e direcionadas.
Para criar uma nova entidade clique no botão “Adicionar Entidade”, preencha Nome, Descrição e clique em “Criar Entidade”
Depois que a entidade foi criada, se torna possível adicionar valores com respectivos sinônimos.
Para excluir valores, selecione os valores que precisam ser excluídos clique no botão apagar “lixeira” e confirme a exclusão
Uma vez que a entidade foi criada, ela pode ser editada. Para isso, encontre a entidade na lista de entidades e clique sobre ela para visualizar o formulário de edição.
Para excluir entidades, selecione as entidades desejadas, clique em apagar “lixeira” e confirme a exclusão
Fluxo do diálogo
Define os possíveis caminhos pelos quais uma mensagem do usuário pode passar até ser respondida pelo motor de conversação. O fluxo do diálogo dispõe nós de uma forma sequencial. Ao tratar uma mensagem, o motor de conversão percorre esse nós até encontrar algum que reconheça a mensagem e possa responder ao usuário.
Para que o nó reconheça uma mensagem, ele precisa ser associado a uma intenção que reconheça a mensagem. Algumas outras condições para reconhecimento da mensagem também podem ser configuradas no nó.
Um nó pode fornecer várias respostas diferentes para aumentar a naturalidade da conversa. Essas respostas também podem ser configuradas.
Dica
No fluxo do diálogo, também existem nós de pasta que podem ser utilizados para organizar os nó de diálogos, o que facilita a gestão do motor de conversação.
Para adicionar um novo nó de diálogo, clique no botão “+” de nó já existente e selecione qual o tipo de nó deseja criar.
O nó será criado e poderá ser editado na caixa de configurações aberta no lado direito da interface.
Para excluir o nó, clique no botão apagar “lixeira” e confirme a exclusão
Definindo a condição para um nó responder e as respostas que serão enviadas
Para que um nó de diálogo consiga tratar as mensagens do usuário e eventualmente respondê-las é necessário adicionar uma condição para que nó responda a mensagem e as respostas que serão enviadas.
A condição para que nó responda a mensagem precisa ser construída na seção "Responde se":
As respostas que o nó envia quando a condição é atendida precisam ser definidas na seção "Respostas":
Dois tipos de respostas podem ser enviadas: "Texto Simples" e "Lista de Opções"
Nas respostas de "Texto Simples" é possível adicionar variações de resposta para que nó possa responder de maneiras diferentes, aumentando a naturalidade de conversa com o usuário.
As respostas "Lista de Opções" devem ser usadas quando é necessário dar ao cliente um conjunto de opções entre as quais escolher.
Para adicionar uma Lista de Opções, preencha o "Título" e a "Descrição" da lista e adicione as "Opções". Cada opção possui um Rótulo que identifica a opção na lista que será apresentada para o usuário e um "Valor" que será enviado como resposta para chatbot quando o usuário escolher a opção. É possível incluir até 20 opções.
Configurações extras de um nó de diálogo
O comportamento de um nó de diálogo pode ser alterado através de configurações extras que podem ser habilitadas no botão . A seguir são apresentadas quais configurações podem ser realizadas.
Definir para qual nó de diálogo seguir depois que o nó atual for processado
Para habilitar essa configuração selecione a opção Habilitar "Seguir Para", isso exibirá a seção "Seguir Para" no nó de diálogo
.
Depois defina o diálogo para qual a conversa deve seguir e quando a conversa deve seguir para esse diálogo. Existem 3 opções possíveis:
- Sempre, independente da condição: a conversa seguirá para nó selecionado sempre, mesmo que a condição definida no nó não for reconhecida.
- Sempre que a condição for reconhecida: a conversa seguirá para nó selecionado sempre que a condição definida no nó for reconhecida.
- Depois da mensagem do usuário, sempre que a condição for reconhecida: a conversa seguirá para nó selecionado depois que o usuário enviar alguma mensagem e apenas se a condição definida no nó for reconhecida.
Para desabilitar essa configuração, selecione a opção Desabilitar "Seguir Para", isso removerá a configuração, caso ela exista, e ocultará a seção "Seguir Para" no nó de diálogo.
Habilitar a coleta de informações do usuário para usá-las no contexto da conversa
Para habilitar essa configuração, selecione a opção Habilitar "Coleta de informações do usuário", isso exibirá a seção "Antes de responder, coletar informações" no nó de diálogo
.
Depois dessa configuração ser habilitada, é possível adicionar as situações nas quais esse nó coletará informações.
.
Para cada situação, deve ser informado:
- Quando a informação deve ser coletada
- Por exemplo, quando intenção xpto existir ou quando entidade idade existir;
- Como a informação deve ser salva no contexto
- Esse é o nome da variável que poderá ser utilizada para recuperar a informação coletada no contexto da conversar.
- O que deve ser perguntado, se o usuário não fornecer a informação
- Quando a situação para coleta da informação não for atendida, essa pergunta é apresentada explicitamente para o usuário e a resposta do usuário fornece essa informação que precisa ser coletada.
.
As informações coletadas podem ser utilizadas no contexto da conversa. Para isso utilize '$' para referenciar a informação coletada
.
Para desabilitar essa configuração, selecione a opção Desabilitar "Coleta de informações do usuário", isso removerá a configuração, caso ela exista, e ocultará a seção "Antes de responder, coletar informações" no nó de diálogo.