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Gerenciar Watson Assistant

Para gerenciar o motor de conversação do Watson Assistant, primeiramente deve existir um componente Watson Assistant no fluxo do chatbot.

Restrições

As operações de adicionar e remover um componente Watson Assistant no fluxo somente podem ser realizadas através do Gerenciador do Serprobots. Na Curadoria do Serprobots é possível ajustar algumas configurações e gerenciar o motor de conversação conectado ao componente.

Para ajustar configurações e gerenciar o motor de conversação é preciso clicar no botão de edição "lápis" de um componente Watson Assistant

clicando no watson assistant

Depois de um breve carregamento é apresentada uma nova perspectiva para gerenciamento do motor de conversação. Nessa perspectiva é possível gerenciar

Alterar as configuracaoes do componente

Configurações

Algumas configurações podem ser alteradas pelo curador:

  • Nome da instância que identifica o componente no fluxo do chatbot
  • Nível de confiança mínimo (%) que define um limite mínimo de confiança para respostas que sejam enviadas pelo motor de conversação do Watson Assistant

Intenções

Uma intenção é o propósito ou objetivo expresso em uma mensagem do usuário que conversa com o chatbot. Para que o motor de conversação reconheça uma intenção é preciso fornecer exemplos de mensagens que são utilizadas para treiná-lo.

Para criar uma nova intenção clique no botão “Adicionar Intenção”, preencha Nome, Descrição e clique em “Criar Intenção”

adicionar intenção

editar intençao

Depois que a intenção for criada, se torna possível adicionar “exemplos de treinamento”, que são as mensagens usadas para treinar o motor de conversação.

adicionando exemplos

Dica

Para melhorar o aprendizado do motor de conversação você pode referenciar entidades nos exemplos de treinamento. Para referenciar uma entidade digite “@” e selecione a entidade. É possível referenciar diretamente somente as entidades de sinônimos

Para excluir exemplos de treinamento, selecione os exemplos que precisam ser excluídos clique no botão apagar “lixeira” e confirme a exclusão

excluir exemplos

Uma vez que a intenção foi criada, ela pode ser editada. Para isso, encontre a intenção na lista de intenções e clique sobre ela para visualizar o formulário de edição.

selecionar intenção

Para excluir entidades, selecione as entidades desejadas, clique em apagar “lixeira” e confirme a exclusão

Entidades

São expressões que representam informações em uma mensagem do usuário que são relevantes para o propósito do usuário. Quando o motor de conversação reconhece entidades na mensagem do usuário, se torna possível criar respostas mais úteis e direcionadas.

Para criar uma nova entidade clique no botão “Adicionar Entidade”, preencha Nome, Descrição e clique em “Criar Entidade”

clicando no watson assistant

editar entidade

Depois que a entidade foi criada, se torna possível adicionar valores com respectivos sinônimos.

adicionar valores entidade

Para excluir valores, selecione os valores que precisam ser excluídos clique no botão apagar “lixeira” e confirme a exclusão

excluir exemplos

Uma vez que a entidade foi criada, ela pode ser editada. Para isso, encontre a entidade na lista de entidades e clique sobre ela para visualizar o formulário de edição.

selecionar intenção

Para excluir entidades, selecione as entidades desejadas, clique em apagar “lixeira” e confirme a exclusão

Define os possíveis caminhos pelos quais uma mensagem do usuário pode passar até ser respondida pelo motor de conversação. O fluxo do diálogo dispõe nós de uma forma sequencial. Ao tratar uma mensagem, o motor de conversão percorre esse nós até encontrar algum que reconheça a mensagem e possa responder ao usuário.

Para que o nó reconheça uma mensagem, ele precisa ser associado a uma intenção que reconheça a mensagem. Algumas outras condições para reconhecimento da mensagem também podem ser configuradas no nó.

Um nó pode fornecer várias respostas diferentes para aumentar a naturalidade da conversa. Essas respostas também podem ser configuradas.

Dica

No fluxo do diálogo, também existem nós de pasta que podem ser utilizados para organizar os nó de diálogos, o que facilita a gestão do motor de conversação.

Para adicionar um novo nó de diálogo, clique no botão “+” de nó já existente e selecione qual o tipo de nó deseja criar.

adcionar nó

O nó será criado e poderá ser editado na caixa de configurações aberta no lado direito da interface.

editar nó

Para excluir o nó, clique no botão apagar “lixeira” e confirme a exclusão

Definindo a condição para um nó responder e as respostas que serão enviadas

Para que um nó de diálogo consiga tratar as mensagens do usuário e eventualmente respondê-las é necessário adicionar uma condição para que nó responda a mensagem e as respostas que serão enviadas.

A condição para que nó responda a mensagem precisa ser construída na seção "Responde se": condições resposta

As respostas que o nó envia quando a condição é atendida precisam ser definidas na seção "Respostas":

Dois tipos de respostas podem ser enviadas: "Texto Simples" e "Lista de Opções" condições resposta

Nas respostas de "Texto Simples" é possível adicionar variações de resposta para que nó possa responder de maneiras diferentes, aumentando a naturalidade de conversa com o usuário.

resposta de texto simples

As respostas "Lista de Opções" devem ser usadas quando é necessário dar ao cliente um conjunto de opções entre as quais escolher.

Para adicionar uma Lista de Opções, preencha o "Título" e a "Descrição" da lista e adicione as "Opções". Cada opção possui um Rótulo que identifica a opção na lista que será apresentada para o usuário e um "Valor" que será enviado como resposta para chatbot quando o usuário escolher a opção. É possível incluir até 20 opções.

resposta de lista de opções

O comportamento de um nó de diálogo pode ser alterado através de configurações extras que podem ser habilitadas no botão confg. A seguir são apresentadas quais configurações podem ser realizadas.

Definir para qual nó de diálogo seguir depois que o nó atual for processado

Para habilitar essa configuração selecione a opção Habilitar "Seguir Para", isso exibirá a seção "Seguir Para" no nó de diálogo seguir para.

Depois defina o diálogo para qual a conversa deve seguir e quando a conversa deve seguir para esse diálogo. Existem 3 opções possíveis:

  • Sempre, independente da condição: a conversa seguirá para nó selecionado sempre, mesmo que a condição definida no nó não for reconhecida.
  • Sempre que a condição for reconhecida: a conversa seguirá para nó selecionado sempre que a condição definida no nó for reconhecida.
  • Depois da mensagem do usuário, sempre que a condição for reconhecida: a conversa seguirá para nó selecionado depois que o usuário enviar alguma mensagem e apenas se a condição definida no nó for reconhecida.

Para desabilitar essa configuração, selecione a opção Desabilitar "Seguir Para", isso removerá a configuração, caso ela exista, e ocultará a seção "Seguir Para" no nó de diálogo.

Habilitar a coleta de informações do usuário para usá-las no contexto da conversa

Para habilitar essa configuração, selecione a opção Habilitar "Coleta de informações do usuário", isso exibirá a seção "Antes de responder, coletar informações" no nó de diálogo

coleta de informacoes.

Depois dessa configuração ser habilitada, é possível adicionar as situações nas quais esse nó coletará informações.

situacao de coleta de informações.

Para cada situação, deve ser informado:

  • Quando a informação deve ser coletada
    • Por exemplo, quando intenção xpto existir ou quando entidade idade existir;
  • Como a informação deve ser salva no contexto
    • Esse é o nome da variável que poderá ser utilizada para recuperar a informação coletada no contexto da conversar.
  • O que deve ser perguntado, se o usuário não fornecer a informação
    • Quando a situação para coleta da informação não for atendida, essa pergunta é apresentada explicitamente para o usuário e a resposta do usuário fornece essa informação que precisa ser coletada.

situacao de coleta de informações.

As informações coletadas podem ser utilizadas no contexto da conversa. Para isso utilize '$' para referenciar a informação coletada

situacao de coleta de informações.

Para desabilitar essa configuração, selecione a opção Desabilitar "Coleta de informações do usuário", isso removerá a configuração, caso ela exista, e ocultará a seção "Antes de responder, coletar informações" no nó de diálogo.