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EntenderNecessidade

Entender a Necessidade

O que Significa

Entender precisamente o problema a ser resolvido e o escopo do chatbot a ser desenvolvido.

Na Prática

  • Participar das reuniões de elaboração do Canvas do Chatbot entre o cliente e a equipe de negócio Serpro.

  • Elaborar o Documento de Visão do Chatbot.

  • A partir das informações do Canvas e do Documento de Visão, realizar a estimativa inicial para o desenvolvimento do chatbot.

Dica do Especialista

  • Diferenciar claramente:

    o problema (fato real);

    a necessidade (o que precisa ser feito para tratar o problema);

    as motivações do cliente;

    e o que o chatbot resolverá.

  • Deixar explícito o que o chatbot contemplará e o que não contemplará.

Pensando na Experiência do Usuário

  • A personalidade solicitada pelo cliente para o chatbot deve ser adequada à imagem da instituição.

  • Mapear corretamente os usuários que irão dialogar com o chatbot.

  • Avaliar se a interação conversacional com o chatbot é a melhor forma de atender as necessidades do usuário.

Entregáveis

  • Canvas do Chatbot.

    Contém informações para auxiliar o Gestor de Negócio a elaborar uma proposta comercial e para iniciar o desenvolvimento do projeto do chatbot.

  • Documento de Visão do Chatbot.

    Contém as informações gerais do assistente virtual, visando garantir um amplo entendimento do projeto entre as partes interessadas.

  • Estimativa inicial de esforço para o desenvolvimento do chatbot.

Um Pouco de Teoria