Diálogos

O que é

O fluxo de diálogos é uma hierarquia de nós para organizar como o chatbot deve interagir com o usuário durante uma conversa. Cada nó de diálogo contém a condição para que seja exibida uma resposta.

Na prática

Define os possíveis caminhos pelos quais uma mensagem do usuário pode passar até ser respondida pelo motor de conversação. Para que o nó responda uma mensagem, ele precisa estar associado a uma condição que reconheça a mensagem.

Um nó pode fornecer várias respostas diferentes para aumentar a naturalidade da conversa.

Um fluxo de diálogos é composto por uma série de "nós" que representam as partes da conversa. Cada nó de diálogo possui condições de entrada para definir se orientar a conversa de acordo com os objetivos do chatbot.

Dentro de um diálogo, as unidades fundamentais são os "nós". Cada nó representa uma parte da conversa e contém informações sobre como o chatbot deve responder a determinadas entradas do usuário.

Fica a dica

Os diálogos geralmente estão integrados a intenções e entidades. As intenções ajudam a entender o que o usuário está procurando, enquanto as entidades ajudam a extrair informações específicas da mensagem do usuário.

Detalhes da tela

A tela apresenta o fluxo de diálogos que está instanciado no motor Watson da IBM. A opção Novo irá criar um novo nó na primeira posição do fluxo. Este nó que pode ser do tipo pasta ou diálogo.

A criação de Pastas auxilia na organização hierárquica dos diálogos do chatbot. A pasta divide os diálogos correlatos dentro de um assunto, tema ou área de domínio. Todos os diálogos vinculados a uma pasta obedecem às condições de entrada definida na pasta Pai. Os diálogos das Pasta Filhas serão executados na ordem sequencial da árvore de Pastas/Diálogos. Uma pasta pode conter ou não uma condição de entrada.

O diálogo define o que seu chatbot diz em resposta aos usuários.

Outra forma de inclusão de um Nova Pasta ou Novo Diálogo, é acessar os 3 pontinhos na Pasta ou Diálogo onde se pretende fazer a inclusão. Selecionar Novo Dialogo Filho ou Nova Pasta Filha. Diferente da inclusão pelo botão Novo, serão posicionados na hierarquia de interesse na árvore de diálogos.

Os 3 pontinhos permitem também Mover para deslocá-lo para o ramo da arvore Pasta ou Diálogo de destino. O Serprobots marca a pasta a ser movida (origem) para que seja selecionada a pasta de destino com as opções de Mover Acima ou Mover Abaixo.

Na opção dos 3 pontinhos pode-se Alterar o nó. Neste caso, será exibida uma janela para a edição do diálogo ou pasta, com várias opções de configuração:

Condição de entrada

O nó somente irá responder se todas as condições de entrada forem verdadeiras. As condições de entrada possíveis são: Intenção, Entidade, Condição Específica ou Canal.

Campo Descrição
Intenção Quando um diálogo está associado a uma Intenção, ou seja, quando o chatbot responder as perguntas similares às perguntas treinadas na intenção.
Entidade Quando um diálogo está associado a uma Entidade e responder no escopo daquela Entidade. Ou seja, no contexto no qual o valor de entidade é usado em uma sentença.
Condição Específica Quando um diálogo está configurado para responder as condições previamente exigidas por meio dos operadores lógicos E e OU (sintaxe programável).
Canal Selecionar quando um diálogo só deve ser acionado em um canal específico.
Variáveis de contexto

As variáveis de contexto devem ser usadas em seu nó de diálogo para capturar com precisão as informações que você deseja localizar e armazenar na entrada do usuário.

Campo Descrição
Variável Definir o nome da variável de contexto no escopo do Diálogo.
Valor Definir o valor da variável que será armazenado. Para armazenar o valor de uma entidade em uma variável de contexto, use “.literal“ anexado ao nome da entidade. Exemplo: @email.literal
Coleta de Informações

A coleta de informações é o recurso para armazenar informações fornecidas pelo usuário.

Campo Descrição
Quando Escolher entre uma intenção ou entidade.
Valor do tipo Selecionar uma intenção ou entidade.
Salvar como Informar o nome de uma variável de contexto.
Se não, responder Informar o texto que deverá ser enviado ao usuário enquanto a informação não for coletada.
Respostas

A resposta do chatbot pode conter várias partes e cada uma delas pode ser de um tipo:

Campo Descrição
Texto Resposta gerada no formato texto com possiblidade do uso de formatação HTML para negrito, itálico, sublinhados, parágrafos, marcadores, links referenciados etc. Além disso, deve-se escolher o modo de exibição das respostas.
Lista de Opções Resposta construída com menu de opções com objetivo de segregar os diálogos em partes que facilitem a compreensão dos assuntos do chatbot . Muito usado para dirigir a navegação para assuntos relevantes do chatbot e evitar a digitação excessiva de interações.
Imagem A imagem deve estar disponível em um endereço público na Internet.
Pausa Informe o tempo em milissegundos que o chatbot irá aguardar antes de enviar a próxima resposta.
Áudio O aúdio deve estar disponível em um endereço público na Internet.
Depois de responder

Campo Descrição
Aguardar ação do usuário Configuração padrão. Esperar a próxima ação do usuário.
Direcionar Escolher um diálogo para ser acionado.
Avançado

Campo Descrição
Desambiguação Quando habilitado, o Watson poderá sugerir respostas quando houver uma ambiguidade entre condições de entrada.
Desvio de entrada Permite que outros nós sejam redirecionados para este.
Desvio de saída Permite que outros nós de diálogo sejam acionados.
Desvio de saída quando há coleta de informações Permite que outros nós de diálogo sejam acionados enquanto informações estiverem sendo coletadas.

Para saber mais

Consulte o tutorial da plataforma Serprobots. Os tutoriais são roteiros com conteúdos práticos, incluindo passos, telas e informações relevantes para orientar os usuários da plataforma no desenvolvimento de chatbots.