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Trilha Iniciante

Criando o Chatbot

1. Criar um chatbot
  1. Na página inicial do Serprobots, acionar a opção NOVO CHATBOT.

  2. Informar o Nome do Chatbot, a Descrição e a Imagem que representará o Chatbot. A seguir, clicar em Concluir.

  3. O Chatbot será criado e em segundo plano será apresentada a Home do Chatbot.

  4. Após alguns segundos, será exibida a mensagem "Chatbot Criado" e as opções:

    1. Configurar depois: abrirá a tela com o Chatbot que foi criado as personalizações poderão ser feitas pelo Menu Configurações.

    2. Configurar agora: será exibido um assistente passo-a-passo para personalização guiada dos Itens de Configuração.

2. Personalizar os Itens de Configuração do chatbot
  1. Acionar a opção Configurar agora e seguir o assistente para a personalização dos itens de configuração:

    1. Mensagem Inicial: É a primeira mensagem enviada pelo chatbot para receber o usuário.

    2. Inatividade: É a mensagem de interrupção da conversa enviada pelo chatbot após um período em que o usuário não está interagindo com o chatbot.

    3. Repetições: É o tratamento do chatbot quando o usuário insiste em repetir uma mesma mensagem, ainda que com pequenas variações.

    4. Impropriedades: Permite definir uma lista de palavras impróprias e uma resposta padrão que será oferecida caso alguma dessas palavras seja utilizada pelo usuário.

    5. Avaliação: É disponibilizado para que os usuários forneçam feedback sobre a experiência de interação com o chatbot.

    6. Assunto Desconhecido: É a resposta padrão para lidar com mensagens não entendidas pelo chatbot.

3. Configurar canal web
  1. No menu lateral, acionar CANAIS.

  2. Será exibida a página com os canais para disponibilizar o chatbot. O Canal Web é o padrão da Plataforma Serprobots e é o único que é ativado automaticamente.

  3. Acionar a opção Configurar canal do canal web.

  4. Será exibida a página de customização detalhada para toda a interface web do chatbot:

    1. WEB: Nome do Bot, Título do Cabeçalho, Iniciar aberto, Texto do Trigger, Cor do background do trigger, Imagem do Trigger, Imagem para Fechar o Trigger.

    2. CABEÇALHO DA JANELA: Esconder Botão Fechar, Ícone Minimizar, Esconder Botão Minimizar, Redirecionar ao Fechar, Ícone Fechar, Avatar do Cabeçalho, Cor de fundo do cabeçalho, Cor do texto do cabeçalho, Tamanho da Fonte do Cabeçalho.

    3. LISTA DE MENSAGENS: Exibir o Avatar, Mensagem de Aguarde/Digitando, Exibir a Data da Mensagem, Formato da Data, Cor da fonte da caixa de mensagem do usuário, Cor da fonte da caixa de mensagem do bot, Cor de fundo da lista de mensagens, Tamanho da Fonte da Data, Cor de fundo da caixa de mensagem do usuário, Cor do texto da mensagem de erro, Imagem de Aguarde/Digitando, Exibir "Digitando", Cor de fundo da mensagem de erro, Tamanho da Fonte da Mensagem, Avatar do Usuário, Avatar do Bot, Cor de fundo da caixa de mensagem do bot.

    4. CAIXA DE ENTRADA: Exibir entrada de mensagen, Desabilitar entrada de mensagens, Limpar entrada de texto, Usar "Enter" para enviar mensagens, Ícone de Enviar, Tamanho máximo da mensagem, Placeholder da Entrada de Texto, Multilinhas.

    5. AVALIAÇÃO: Exibir Botão de Avaliação, Texto do Botão de Avaliação, Ícone do Botão de Avaliação, Cor de Fundo do Botão Positivo, Cor de Fundo do Botão Negativo, Ícone do Botão de Negativo na Avaliação, Ícone do Botão de Positivo na Avaliação, Pergunta da Avaliação.

    6. RODAPÉ DA JANELA: Ícone de Reinício, Cor do texto do rodapé, Cor de fundo do rodapé, Exibir Opção de Reinício,Texto de Reinício.

    7. AVANÇADO: Mensagem de Erro Desconhecido, Domínios permitidos, Timeout em Segundos, Polling – Segundos, Tipografia, Mensagem de Ratelimit, Endereço do Serviço, Polling – Mensagem, Arquivo de Configuração Externo.

  5. Salvar a customização.

4. Publicar o chatbot
  1. No menu lateral, acionar PUBLICAÇÕES.

  2. Acionar o botão NOVA PUBLICAÇÃO.

  3. A plataforma Serprobots emitirá uma mensagem “O chatbot será publicado. Confirma a publicação?”. Escolher a opção Publicar.

  4. A plataforma emitirá mensagem informando que o chatbot foi publicado com sucesso e atualizará a lista de publicações.

  5. Observe que a lista de publicações apresentará publicação realizada com a situação Ativa.

5. Cadastrar a equipe do chatbot
  1. No menu lateral, acionar EQUIPE.

  2. Acionar o botão

  3. Após localizar o integrante pelo seu nome ou email na lista, selecionar um perfil e salvar.

  4. Observe que a lista de integrantes da equipe foi atualizada.