Trilha Extra
Configurando o Canal WhatsApp
1. Configuração da Conta do WhatsApp
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Para integrar-se com o WhatsApp, é preciso ter uma conta comercial associada a uma instância da WhatsApp Business API.
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É necessário acionar um parceiro oficial de negócios da WhatsApp (Business Solutions Partner - BSP) para que ele cuide desse processo, instanciando e configurando a respectiva infraestrutura necessária.
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No SERPRO, a integração Serprobots + WhatsApp ocorre em duas vias: Recebimento de mensagens de contatos: ocorre através do consumo das mensagens recebidas com ajuda de um tópico no cluster KAFKA corporativo, o PSES, onde o webhook-server da WhatsApp Business API deverá enfileirar as mensagens. Envio de mensagens para contatos: ocorre através do consumo direto da WhatsApp Business API Client previamente configurada para um determinado projeto que utilize essa tecnologia.
2. Parâmetros de Configuração
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Após solicitar a criação de uma infraestrutura de WhatsApp para um determinado projeto, a equipe tomará conhecimento das informações de conectividade que serão utilizadas para preencher os parâmetros do canal WhatsApp no Serprobots.
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Clique na caixa WhatsApp na tela Canais de Comunicação e preencha os seguintes parâmetros:
Campo | Descrição | Tipo | Valor default |
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Habilitado | Informe se o canal de comunicação Twitter está habilitado. | Booleano | false |
Número do telefone | Informe o número de telefone associado à conta do WhatsApp Business. | Número inteiro | |
ID do Número de Telefone na Graph API | Número de Telefone na Graph API. | Números | |
Chave da instância da API | Informe a chave da instância da API do WhatsApp Business. | String | |
Acess Token da Graph API | O Access Token da Graph API, se vazio usará o Token Default do Ambiente. | String | |
Marcar como lido | Opção de marcar as mensagens processadas como lidas, caso a instância da API permita essa operação. Pode trazer impactos no desempenho do consumo. | Booleano | false |
Pergunta inicial | Permite simular uma mensagem inicial que será enviada ao chatbot no início do diálogo (Ex: INITIALMESSAGE1). Pode ser deixado em branco, nesse caso nada é enviado, apenas a mensagem do próprio usuário. | String | INITIALMESSAGE1 |
Resposta a tipo de mensagem não suportado | Resposta que será enviada para o usuário caso o chatbot receba mensagens de whatsapp de tipos não suportados (áudio, vídeo, imagem, sticker, etc.). | String | Esse tipo de mensagem ainda não é suportada |
Tempo de vida das sessões (em minutos) | Informe o tempo máximo de vida das sessões de conversa (em minutos). | Número inteiro | 15 |
Enviar eco da transcrição | Envia como mensagem para o usuário o resultado da transcrição do áudio recebido. | Booleano | false |
Prefixo do eco da transcrição | Texto que vem antes de apresentar a transcrição do áudio. | Texto | |
Limiar de confiança da transcrição | Limiar de confiança da transcrição (entre 0.0 e 1.0). Se ficar abaixo dele, uma mensagem de recusa do áudio é enviada. | Decimal | 0.5 |
Quantidade de consumidores | Quantidade inicial de consumidores de mensagens. Mais consumidores trazem mais vazão. | Número inteiro | 2 |
- Após preencher os parâmetros com os dados e salvar as informações, o botão Teste de Conectividade ficará habilitado para verificar se o Serprobots de fato consegue alcançar aquela Whatsapp Business API Client configurada.
3. Características especiais das mensagens diretas no WhatsApp
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Ao integrar-se com o WhatsApp, o Serprobots irá direcionar as mensagens recebidas pelo número de telefone para seu respectivo Chatbot.
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Em seguida, após obter uma resposta do Chatbot, ele precisará converter esse conteúdo para o formato de dados exigido pela WhatsApp Business API para poder enviar a resposta de volta para o respectivo contato.
Fica a dica
No caso da formatação, o Whatsapp dá suporte apenas ao negrito, itálico, riscado e pré-formatado. As tags HTML tentarão ser convertidas para a notação própria do Whatsapp ou descartadas caso não se apliquem.
Imagens referenciadas por uma URL no IBM Watson podem ser utilizadas, mas é preciso testar o resultado final pois, como o servidor do Whatsapp quem vai baixar a figura e enviar para o destinatário, algumas figuras parecem não ser aceitas e o resultando é o não envio da mensagem.
Mensagens interativas (botões e listas) possuem características especiais conforme pode ser observado na documentação do próprio Whatsapp.
Uso de botões de opções Atualmente o Whatsapp só permite até 3 botões de opções, com limite de 20 caracteres no texto de cada botão.
Uso de listas de opções Atualmente o Whatsapp só permite até 10 items numa lista de opções, com limite de 24 caracteres no texto de cada item. A exibição da lista não é no corpo da mensagem, mas numa janela de seleção separada exibida apenas quando solicitado.
Sugere-se testar o projeto da conversa por completo no canal Whatsapp para verificar o resultado final obtido, ajustando quando necessário para que ele seja exibido de forma compatível.
No Watson Assistant a variável de contexto $sb_channel pode ser usada para criar diálogos específicos para cada canal. Seu valor pode ser web, whatsapp, twitter ou facebook.