Trilha Intermediária
Utilizando o Motor Watson Assistant
1. Obter Parâmetros de Conexão
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Antes de instanciar um chatbot sob o Motor Watson Assistant, as credenciais da instância na IBM Cloud deverão ser solicitadas ao Gestor da Conta.
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As credenciais exigidas são:
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Identificador da Instância,
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Identificador da Skill Padrão,
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Chave da API Watson Assistant,
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URL da API Watson Assistant.
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2. Criar Motor Watson Assistant
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Acessar o chatbot criado a partir do tutorial Criação de Chatbot.
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No menu lateral, acionar MOTORES DE CONVERSAÇÃO.
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Na página Motores de conversação, acionar a opção NOVO MOTOR.
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Selecionar o Motor Watson Assistant.
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Acionar a opção Criar.
3. Configurar Motor Watson Assistant
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Na janela apresentada, informar o Nome do motor.
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Em seguida, informar os parâmetros de CONEXÃO do motor Watson Assistant obtidos no Passo 1 deste tutorial.
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Testar os parâmetros na opção Testar Conectividade.
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Definir o Nível Mínimo de Confiança (%).
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Acionar a opção Salvar.
4. Gerenciar Conversas
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Selecionar a opção Gerenciar Conversas
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Escolher entre as opções apresentadas para criação: Intenções, Entidades e Diálogos.
5. Criar Intenções
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Selecionar a caixa Intenções para que seja exibida a Lista de Intenções.
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Selecionar a opção para prosseguir.
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Para cadastrar uma Nova Intenção, preencha os campos conforme documentação da plataforma Serprobots.
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Acionar a opção Salvar.
6. Criar Entidades
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Selecionar a caixa Entidades para que seja exibida a Lista de Entidades.
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Selecionar a opção para prosseguir.
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Para cadastrar uma Nova Entidade, preencha os campos conforme documentação da plataforma Serprobots e acione a opção Salvar.
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Entidade do tipo Sinônimo: tem como conteúdo os sinônimos usuais da língua portuguesa para treinar a Entidade e gerar correspondência com o termo usado no campo Valor.
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Entidade do tipo Expressão Regular (REGEX): tem como conteúdo uma expressão regular para validar a entrada da Entidade acionada pelo campo Valor.
Exemplo cadastrar CPF: usar a expressão regular = r'^\d{3}.\d{3}.\d{3}-\d{2}$' para validar se o CPF possui exatamente 11 dígitos no total, divididos em três grupos de três dígitos separados por pontos, seguidos de um grupo de dois dígitos após o hífen.
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7. Criar Pasta
Uma pasta pode ser utilizada tanto para organização quanto para definir uma condição de entrada.
Uma pasta que possui uma condição de entrada propaga a regra para as pastas filhas.
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Acionar a opção
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Escolher Pasta.
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Observar a nova pasta criada com o nome Pasta exemplo no início do fluxo.
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Acionar os três pontos e escolher Pasta
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Selecionar Alterar.
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Alterar o Nome.
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Acionar a opção Salvar.
8. Criar Pasta Filha
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Selecionar a pasta mãe.
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Acionar os três pontos
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Escolher Nova pasta filha
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Alterar o Nome.
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Acionar a opção Salvar.
9. Criar Novo Diálogo
Ao incluir um novo Diálogo, deve-se informar o nome para o diálogo e definir uma condição de entrada para o nó de diálogo.
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Acionar a opção
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Escolher Diálogo.
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Observar o novo diálogo criado com o nome Diálogo exemplo no início do fluxo.
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Acionar os três pontos
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Selecionar Alterar.
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Alterar o Nome.
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Incluir uma ou mais condições de entrada: Intenções, Entidades, Condições Específicas ou Canais.
Os canais disponíveis no Serprobots são: Facebook Messeger, X, Web e WhatsApp.
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Incluir uma ou mais variáveis de contexto.
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Incluir uma ou mais condição de coleta de informações
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Incluir uma ou mais respostas
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Configurar depois de responder
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Acionar a opção Salvar.
10. Mover Diálogo
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Após a criação do diálogo, acionar os três pontos
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Selecionar Mover para deslocá-lo para o ramo da árvore Pasta ou Diálogo de destino.
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Observar que o Serprobots marca a pasta a ser movida (origem) de azul.
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Selecionar a pasta de destino entre as opções de Mover Acima ou Mover Abaixo.
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Observar que será exibida a mensagem "Sucesso. Nó movido com sucesso."
Para saber mais
Consulte a documentação da plataforma Serprobots.