Ir para o conteúdo

EntenderNecessidade

Entender a Necessidade

O que Significa

Entender precisamente o problema a ser resolvido e o escopo do assistente virtual a ser desenvolvido.

Na Prática

Dica do Especialista

  • Diferenciar claramente:

    o problema (fato real);

    a necessidade (o que precisa ser feito para tratar o problema);

    as motivações do cliente;

    e o que o assistente virtual resolverá.

  • Deixar explícito o que o assistente virtual contemplará e o que não contemplará.

Pensando na Experiência do Usuário

  • A personalidade solicitada pelo cliente para o assistente virtual deve ser adequada à imagem da instituição.

  • Mapear corretamente os usuários que irão dialogar com o assistente virtual.

  • Avaliar se a interação conversacional com o assistente virtual é a melhor forma de atender as necessidades do usuário.

Entregáveis

  • Canvas do Assistente Virtual.

    Contém informações para auxiliar o Gestor de Negócio a elaborar uma proposta comercial e para iniciar o desenvolvimento do projeto do assistente virtual.

  • Documento de Visão do Assistente Virtual.

    Contém as informações gerais do assistente virtual, visando garantir um amplo entendimento do projeto entre as partes interessadas.

  • Estimativa inicial de esforço para o desenvolvimento do assistente virtual.

Um Pouco de Teoria