Entender a Necessidade
O que Significa
Entender precisamente o problema a ser resolvido e o escopo do assistente virtual a ser desenvolvido.
Na Prática
-
Participar das reuniões de elaboração do Canvas do Assistente Virtual entre o cliente e a equipe de negócio Serpro.
-
Elaborar o Documento de Visão do Assistente Virtual.
-
A partir das informações do Canvas e do Documento de Visão, realizar a estimativa inicial para o desenvolvimento do assistente virtual.
Dica do Especialista
-
Diferenciar claramente:
o problema (fato real);
a necessidade (o que precisa ser feito para tratar o problema);
as motivações do cliente;
e o que o assistente virtual resolverá.
-
Deixar explícito o que o assistente virtual contemplará e o que não contemplará.
Pensando na Experiência do Usuário
-
A personalidade solicitada pelo cliente para o assistente virtual deve ser adequada à imagem da instituição.
-
Mapear corretamente os usuários que irão dialogar com o assistente virtual.
-
Avaliar se a interação conversacional com o assistente virtual é a melhor forma de atender as necessidades do usuário.
Entregáveis
-
Contém informações para auxiliar o Gestor de Negócio a elaborar uma proposta comercial e para iniciar o desenvolvimento do projeto do assistente virtual.
-
Documento de Visão do Assistente Virtual.
Contém as informações gerais do assistente virtual, visando garantir um amplo entendimento do projeto entre as partes interessadas.
-
Estimativa inicial de esforço para o desenvolvimento do assistente virtual.
Um Pouco de Teoria