Implementar o Assistente Virtual
O que Significa
Instanciar e incluir as informações do assistente virtual no Serprobots e no motor de conversação.
Na Prática
- Se for utilizar o Watson Assistant como motor de conversação, será necessário solicitar a criação da instância.
- Criar o Assistente Virtual no Serprobots.
- Instanciar o conteúdo do assistente virtual, de acordo com o fluxo definido.
- Verificar se todos os componentes estão corretamente configurados.
- Verificar se a interface com o usuário do assistente virtual está de acordo com as especificações do projeto de UX.
- Publicar o assistente virtual no ambiente de desenvolvimento.
- Testar o assistente virtual.
- Integrar o assistente virtual ao portal ou aplicativo no qual será hospedado.
Dica do Especialista
- Ter como referência a documentação da plataforma Serprobots.
- Observar o Guia de Desenvolvimento Seguro.
- Após a publicação do assistente virtual, a plataforma Serprobots gera automaticamente o código de integração para o chatbot ser embarcado no portal ou aplicativo no qual será utilizado. Utilize esse código para integrar o assistente virtual ao portal ou aplicativo.
- É possível ter configurações diferentes (interface com o usuário e fluxos) entre os ambientes de desenvolvimento e produção. Isso permite testar o chatbot com segurança, antes de enviá-lo diretamente para a produção em caso de mudanças mais significativas
Pensando na Experiência do Usuário
- Depois de implementado o bot, é uma boa prática fazer testes de usabilidade com usuários reais, para testar se o assistente virtual está entendendo satisfatoriamente interações dos usuários.
Entregáveis
- Assistente Virtual disponível em ambiente de desenvolvimento.
Um Pouco de Teoria