Modelar o Assistente Virtual
O que Significa
Organizar, segmentar e detalhar o conteúdo do assistente virtual de acordo com a estrutura de fluxos conversacionais.
Na Prática
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Definir as linhas temáticas.
Classificar o conhecimento do assistente virtual em temas. Um tema possui vários assuntos, um assunto várias intenções.
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Desenhar os fluxos conversacionais.
Representar visualmente a estrutura conversacional serve como ferramenta útil para lidar com temas de negócio complexos.
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Detalhar os fluxos conversacionais.
Detalhar textualmente o fluxo conversacional em termos de intenções, menu de opções e diálogos e, prever as possíveis perguntas treino que poderão ser exploradas pelos futuros usuários do Assistente Virtual.
A informação pode ser documentada em uma planilha de design conversacional ou em alguma ferramenta de modelagem de fluxo que a equipe de desenvolvimento julgar adequada.
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Caso o Assistente Virtual realize interações que envolvam o tratamento de dados pessoais, deve-se envolver o Gestor de Dados LGPD.
Dica do Especialista
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Criar um tema vocabulário para o Assistente Virtual.
Elencar e definir a resposta do chatbot para os principais termos que podem ser objeto de dúvidas pelos usuários do chatbot. O conteúdo deve ser extraído do acervo.
Como o bot responderia a perguntas do tipo “O que é 'termo do vocabulário' ?”
Exemplos de variações sintáticas de questões para treinamento do vocabulário:
O que é 'termo do vocabulário'?
Fale sobre 'termo_do_vocabulário'.
Defina 'termo_do_vocabulário'.
Descreva 'termo_do_vocabulário'.
Explique 'termo_do_vocabulário'.
Fale sobre 'termo_do_vocabulário'.
'termo_do_vocabulário' diz algo?
'termo_do_vocabulário' é do seu conhecimento?
'termo_do_vocabulário' é algo conhecido?
Diga o que sabe sobre 'termo_do_vocabulário'
O que significa 'termo_do_vocabulário'?
Qual a definição de 'termo_do_vocabulário'?
Qual a função 'termo_do_vocabulário'?
Qual a ideia de 'termo_do_vocabulário'?
Qual o conceito de 'termo_do_vocabulário'?
Você conhece 'termo_do_vocabulário'?
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Usar entidades para termos que são sinônimos.
Exemplo:
@OrgaoPublico
organização, organismo, sociedade, instituição, entidade, coletividade, associação, corporação, órgão federal, órgão do governo, prédio do governo etc.
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Usar Menu de Opções para desambiguação e facilitar a interação do usuário com o assistente virtual.
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Utilizar padrão de nomenclatura para as intenções.
Exemplo:
OPT_'Intenção', caso seja uma intenção tipo menu de opções (options)
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Interessante utilizar orquestração quando o Assistente Virtual possuir muitos temas, pois quanto maior a quantidade de intenções em um mesmo motor de conversação, mais difícil é conseguir uma boa acurácia.
Pensando na Experiência do Usuário
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Elaborar diálogos de amostra
Principais fluxos ou diálogos entre o usuário e a interface podem ser escritos num documento de texto ou num fluxograma.
Exemplos de fluxos para diálogos de amostra:
Boas-vindas e onboarding
Caminho feliz
Principais intenções
Fluxo de saída
Fluxo de ajuda
Depois de escrever os diálogos principais, pense também nas confirmações e tratamento de erros.
Garantir que o usuário se sinta compreendido é importante para a experiência. Isso também significa informar ao usuário quando ele não foi compreendido.
Por exemplo:
"Opa, desculpe, não entendi. Vamos tentar de novo..."
Entregáveis
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Planilha de Design Conversacional.
Tema [aba]
Assunto Intenção Pergunta Resposta Entidade Menu de Opções -
Diagrama com a modelagem dos fluxos conversacionais de forma compreensível.
Um Pouco de Teoria
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Os fluxos conversacionais são modelados a partir de diálogos, ou seja, um fluxo de conversa com ramificações que definem como o assistente virtual responde quando ele reconhece as intenções e as entidades.
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Um diálogo expressa o fluxo de sua conversa na forma de uma árvore lógica. Ele correlaciona as intenções (o que os usuários dizem) e as respostas (o que o robô diz de volta). Cada nó da árvore tem uma condição que o aciona, com base na entrada do usuário.
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Intenção: ação que o usuário deseja executar. Ao reconhecer a intenção, o fluxo de diálogo correto para responder a isso é escolhido pelo Assistente Virtual.
As intenções do tipo “regras de negócio” responderão por questões de orientações, processos, procedimentos e dúvidas, ou seja, perguntas da dimensão “como?”.
Por exemplo:
Como usar?
Como fazer?
Como atuar/proceder?
Como conseguir?
Como achar/encontrar?
etc.
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Entidade: As entidades são usadas para identificar partes de interesse na mensagem do usuário, como nomes e datas.
Podem ser dos tipos:
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Sinônimo: evita utilizar muitos exemplos de treinamento para a intenção.
Exemplo:
@cores
amarelo, azul, vermelho e sinônimos: amarelado, anil, carmim
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Padrão: reconhece expressões regulares.
Exemplo:
@celular
9(\d{4})-?(\d{4}) → “99999-9999”
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De sistema: previamente definidas pelos motores conversacionais.
Exemplos:
@sys-currency (valores monetários)
_ @sys-time (menções de tempo)_
Mais detalhes na documentação do Watson Assistant sobre entidades de sistema.
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De contexto: captura e salva a entrada em uma variável para uso posterior.
Exemplos:
Campos de login, preencher formulários, etc.
Mais detalhes na documentação do Watson Assistant sobre métodos de linguagem de expressão.
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Menu de Opções: guia o usuário direto para diálogos disponíveis, de forma a facilitar a interação com o Assistente Virtual.
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Orquestração no Serprobots:
Gerenciamento de mais de um componente motor de conversação em um mesmo Assistente Virtual.
Atualmente, o Serprobots segue linearmente entre os componentes. Isto é, somente se uma intenção for considerada irrelevante no primeiro motor de conversação é que será enviada ao próximo motor de conversação.