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ModelarAssistente

Modelar o Assistente Virtual

O que Significa

Organizar, segmentar e detalhar o conteúdo do assistente virtual de acordo com a estrutura de fluxos conversacionais.

Na Prática

  • Definir as linhas temáticas.

    Classificar o conhecimento do assistente virtual em temas. Um tema possui vários assuntos, um assunto várias intenções.

  • Desenhar os fluxos conversacionais.

    Representar visualmente a estrutura conversacional serve como ferramenta útil para lidar com temas de negócio complexos.

  • Detalhar os fluxos conversacionais.

    Detalhar textualmente o fluxo conversacional em termos de intenções, menu de opções e diálogos e, prever as possíveis perguntas treino que poderão ser exploradas pelos futuros usuários do Assistente Virtual.

    A informação pode ser documentada em uma planilha de design conversacional ou em alguma ferramenta de modelagem de fluxo que a equipe de desenvolvimento julgar adequada.

  • Caso o Assistente Virtual realize interações que envolvam o tratamento de dados pessoais, deve-se envolver o Gestor de Dados LGPD.

Dica do Especialista

  • Criar um tema vocabulário para o Assistente Virtual.

    Elencar e definir a resposta do chatbot para os principais termos que podem ser objeto de dúvidas pelos usuários do chatbot. O conteúdo deve ser extraído do acervo.

    Como o bot responderia a perguntas do tipo “O que é 'termo do vocabulário' ?”

    Exemplos de variações sintáticas de questões para treinamento do vocabulário:

    O que é 'termo do vocabulário'?

    Fale sobre 'termo_do_vocabulário'.

    Defina 'termo_do_vocabulário'.

    Descreva 'termo_do_vocabulário'.

    Explique 'termo_do_vocabulário'.

    Fale sobre 'termo_do_vocabulário'.

    'termo_do_vocabulário' diz algo?

    'termo_do_vocabulário' é do seu conhecimento?

    'termo_do_vocabulário' é algo conhecido?

    Diga o que sabe sobre 'termo_do_vocabulário'

    O que significa 'termo_do_vocabulário'?

    Qual a definição de 'termo_do_vocabulário'?

    Qual a função 'termo_do_vocabulário'?

    Qual a ideia de 'termo_do_vocabulário'?

    Qual o conceito de 'termo_do_vocabulário'?

    Você conhece 'termo_do_vocabulário'?

  • Usar entidades para termos que são sinônimos.

    Exemplo:

    @OrgaoPublico

    organização, organismo, sociedade, instituição, entidade, coletividade, associação, corporação, órgão federal, órgão do governo, prédio do governo etc.

  • Usar Menu de Opções para desambiguação e facilitar a interação do usuário com o assistente virtual.

  • Utilizar padrão de nomenclatura para as intenções.

    Exemplo:

    OPT_'Intenção', caso seja uma intenção tipo menu de opções (options)

  • Interessante utilizar orquestração quando o Assistente Virtual possuir muitos temas, pois quanto maior a quantidade de intenções em um mesmo motor de conversação, mais difícil é conseguir uma boa acurácia.

Pensando na Experiência do Usuário

  • Elaborar diálogos de amostra

    Principais fluxos ou diálogos entre o usuário e a interface podem ser escritos num documento de texto ou num fluxograma.

    Exemplos de fluxos para diálogos de amostra:

    Boas-vindas e onboarding

    Caminho feliz

    Principais intenções

    Fluxo de saída

    Fluxo de ajuda

    Depois de escrever os diálogos principais, pense também nas confirmações e tratamento de erros.

    Garantir que o usuário se sinta compreendido é importante para a experiência. Isso também significa informar ao usuário quando ele não foi compreendido.

    Por exemplo:

    "Opa, desculpe, não entendi. Vamos tentar de novo..."

Entregáveis

  • Planilha de Design Conversacional.

    Tema [aba]

    Assunto Intenção Pergunta Resposta Entidade Menu de Opções
  • Diagrama com a modelagem dos fluxos conversacionais de forma compreensível.

Um Pouco de Teoria

  • Os fluxos conversacionais são modelados a partir de diálogos, ou seja, um fluxo de conversa com ramificações que definem como o assistente virtual responde quando ele reconhece as intenções e as entidades.

  • Um diálogo expressa o fluxo de sua conversa na forma de uma árvore lógica. Ele correlaciona as intenções (o que os usuários dizem) e as respostas (o que o robô diz de volta). Cada da árvore tem uma condição que o aciona, com base na entrada do usuário.

  • Intenção: ação que o usuário deseja executar. Ao reconhecer a intenção, o fluxo de diálogo correto para responder a isso é escolhido pelo Assistente Virtual.

    As intenções do tipo “regras de negócio” responderão por questões de orientações, processos, procedimentos e dúvidas, ou seja, perguntas da dimensão “como?”.

    Por exemplo:

    Como usar?

    Como fazer?

    Como atuar/proceder?

    Como conseguir?

    Como achar/encontrar?

    etc.

  • Entidade: As entidades são usadas para identificar partes de interesse na mensagem do usuário, como nomes e datas.

    Podem ser dos tipos:

    • Sinônimo: evita utilizar muitos exemplos de treinamento para a intenção.

      Exemplo:

      @cores

      amarelo, azul, vermelho e sinônimos: amarelado, anil, carmim

    • Padrão: reconhece expressões regulares.

      Exemplo:

      @celular

      9(\d{4})-?(\d{4}) → “99999-9999”

    • De sistema: previamente definidas pelos motores conversacionais.

      Exemplos:

      @sys-currency (valores monetários)

      _ @sys-time (menções de tempo)_

      Mais detalhes na documentação do Watson Assistant sobre entidades de sistema.

    • De contexto: captura e salva a entrada em uma variável para uso posterior.

      Exemplos:

      Campos de login, preencher formulários, etc.

      Mais detalhes na documentação do Watson Assistant sobre métodos de linguagem de expressão.

  • Menu de Opções: guia o usuário direto para diálogos disponíveis, de forma a facilitar a interação com o Assistente Virtual.

  • Orquestração no Serprobots:

    Gerenciamento de mais de um componente motor de conversação em um mesmo Assistente Virtual.

    Atualmente, o Serprobots segue linearmente entre os componentes. Isto é, somente se uma intenção for considerada irrelevante no primeiro motor de conversação é que será enviada ao próximo motor de conversação.