UX Writing
O que Significa
Revisar e reescrever os diálogos com foco na Experiência do Usuário.
Na Prática
- Adequar os diálogos de acordo com a personalidade do assistente virtual.
- Escrever com clareza, simplicidade e objetividade.
- Evitar uso de frases intercaladas.
- Evitar jargões e termos técnicos.
- Utilizar negrito para destacar e dar peso às informações mais importantes.
- Incluir links para informações mais detalhadas.
- Avaliar a utilização de recursos visuais como imagens, ilustrações e emoticons, de acordo com a personalidade do assistente virtual.
Exemplo
O que não fazer ❌ e o que fazer ✅:
❌ Para fazer seu cadastro no Programa Titula Brasil, que é um programa do Governo Federal que visa tornar mais eficaz a titulação da reforma agrária, acesse o site www.titulabrasil.gov.br.
✅ O Titula Brasil é um programa do Governo Federal que visa tornar mais eficaz a titulação da reforma agrária.
Faça seu cadastro no Programa acessando www.titulabrasil.gov.br.
Dica do Especialista
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Gerencie expectativas
Deixe claro para o usuário o que se pode fazer na interface, quais são as tarefas que podem ser executadas. Uma boa prática é, já na saudação inicial, o bot se apresentar e dar exemplos do que pode fazer pelo usuário.
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Utilize o Princípio Cooperativo para os diálogos:
- Pergunte-se: “O que um humano faria?”;
- Antecipe próximas necessidades do usuário;
- Sempre deixe claro qual o próximo passo;
- Permaneça no tópico;
- Atenha-se a follow ups (perguntas depois que o usuário recebe a resposta) de alto valor.
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Falhe graciosamente
Garanta um tratamento de erros leve e conversacional para colocar o diálogo de volta nos trilhos de uma forma que não chame a atenção para o erro, nem frustre o usuário.
Considere como a interface vai lidar com:
- Nenhuma resposta;
- Entrada inesperada;
- Entrada ambígua;
- Mais informações do que o solicitado.
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Seja orientado a objetivo
Um design de conversação eficaz permite que os usuários atinjam seus objetivos sem muito esforço.
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Contextual
Crie saudações personalizadas do assistente. A personalização aumenta o engajamento e melhora a experiência do usuário.
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Turnos conversacionais
Evite respostas prolixas e deixe que os usuários participem da conversa. Não envie muitas respostas uma após a outra, pois o usuário terá que rolar a tela para obter a mensagem inteira.
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Confirmações
Procure confirmar as mensagens dos usuários para que eles saibam que o seu assistente entende o que eles querem. Isso evitará mal-entendidos e ajudará a evitar o reinício de uma conversa.
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Faça validações dos diálogos sugeridos pela equipe de designer UXW com equipe do cliente que lida diretamente com os futuros usuários do assistente virtual.
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Faça testes de usabilidade com usuários reais.
Entregáveis
- Diálogos revisados e reescritos sob a ótica da persona criada para o assistente virtual e dos princípios de UXW.
Um Pouco de Teoria
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Máximas de Grice, ou Princípio Cooperativo de Grice
- Máxima de Quantidade: nada mais que o necessário;
- Máxima da Qualidade: as informações devem ser verdadeiras e confiáveis;
- Máxima da Relevância: pertinente no contexto em questão;
- Máxima do Modo: forma clara e educada.
Veja um artigo sobre o Princípio Cooperativo.